Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A bênção, Vinicius


Poeta, diplomata, crítico de cinema, jornalista, cantor, compositor, dramaturgo, viajante, boêmio e sedutor inveterado. As muitas facetas de Vinicius de Moraes vão colorir a última edição do ano do projeto Luz do Verbo, que ocorre dia 18 de novembro, quinta-feira, às 20h30min, na Do Arco da Velha Livraria e Café. Com apresentação do poeta Marco de Menezes e do jornalista Nivaldo Pereira, o encontro literário terá as participações dos músicos Camila Cornutti e Dan Ferretti, interpretando canções clássicas de Vinicius. A entrada é franca.

O Poetinha, como era carinhosamente conhecido, nasceu no Rio de Janeiro, em 1913. Aos 20 anos, já lançava seu primeiro livro de poemas, iniciando uma produção fecunda, que duraria até sua morte, em 1980. O lirismo de Vinicius conquistou imensa popularidade, em obras comunicativas presentes até hoje na memória brasileira. No teatro, trouxe a mitologia grega para o morro carioca em Orfeu da Conceição (1956), para logo firmar, com Tom Jobim, uma das mais ricas parcerias da música popular brasileira e, juntos, ajudarem a criar a Bossa Nova.

No requinte poético que trouxe para a MPB, Vinicius foi parceiro de outros grandes nomes como Baden Powell, Ary Barroso, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Chico Buarque e Carlos Lyra, até a expressão máxima do sucesso no dueto com Toquinho. É fato inconteste: entre as canções mais belas da nossa história musical, várias têm letras de Vinicius de Moraes. Depois dele, a MPB foi alçada à condição de grande arte.

Em tempo: no próximo Carnaval, a escola de samba carioca Império Serrano vai homenagear o Poetinha, cuja luz não cessa de nos convidar a viver um grande amor que seja infinito enquanto dure.

Projeto Luz do Verbo – sétima edição
Tema: A bênção, Vinicius
Dia: 18 de novembro, quinta-feira, 20h30min
Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Os 18 do Forte, 1.690, Caxias do Sul, fone 3028.1744)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário