Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







quarta-feira, 8 de junho de 2011

Meu caro ciberpirata


Nivaldo Pereira
Crônica publicada no Pioneiro, 03.06.2011

Não lhe chamarei de hacker, pois descobri que esse termo nomeia os técnicos que alteram os computadores visando melhorias. O nome certo para você, que quer entrar nos sistemas alheios com fins maldosos, seria cracker, mas eu prefiro usar ciberpirata mesmo. Pirata cibernético, ladrão de dados, espalhador de vírus, você vive de invasões, saques e destruições. Você é um ser do meu tempo, que eu só conheço pelas sucessivas abordagens. Hoje eu quero lhe dar uns toques.

Faço isso somente por admirar sua inteligência. Aliás, admiro todo mundo que tenha um talento que eu não possua, como o seu, de navegar com desenvoltura nas turvas águas do infomar. Sou jurássico, nasci a.C. (antes do Computador), e pirata para mim era o Capitão Gancho ou o Barba Negra. Quando guri, até me imaginei andando na prancha com uma espada às minhas costas, mas jamais acreditei ser atacado de verdade por piratas. Meu lado criança até acha isso uma honra. Mas, basta de confidências, e vamos aos toques prometidos.

Cara, já chega dessas abordagens com links venenosos anunciando uma foto comprometedora. O truque ficou manjado, todo mundo deleta sem abrir. No meu caso, o pior – e isso depõe contra sua suposta inteligência – é o texto sofrível. Você acha que todo mundo fala em internetês, com aquelas abreviaturas medonhas? E a risadinha kkkkkkk? Mude de tática urgente, seja um pirata de respeito. Aprender português ajuda muito.

Outro truque barato é o e-mail do banco pedindo confirmação de dados. Você nunca acertou o banco em que tenho conta! Claro que, em milhares de mensagens enviadas, algum incauto vai cair na boca de seus tubarões. Só que essa estratégia burrinha denigre a categoria dos piratas. Lembre-se que Jack Sparrow, pirata do seu tempo, pode ser covarde, mas não é burro.

Amigo piratinha, o meu último toque: digite “ética” no Google, tente entender do que se trata. Depois, use sua inteligência para rastrear o tesouro perdido do Barba Negra. A recompensa virá em fama e fortuna. Bem melhor que celebrar em silêncio pelos computadores que foram para o conserto por sua causa, não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário