Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







quinta-feira, 16 de junho de 2011

A vida nas estantes


Nivaldo Pereira
Crônica publicada no jornal Pioneiro, 10.06.2011

Imagine o retorno à cidade grande de uma pessoa que tenha estado reclusa nalgum mosteiro do Nepal por 30 anos, sem acesso a informações de massa. De volta ao Brasil, enquanto espera por aviões ou ônibus, essa pessoa examina os títulos dos livros à venda em aeroportos e rodoviárias. Quer saber o que o povo anda lendo, quer tecer um panorama dos valores atuais. Imagine que tal pessoa é você. Dirija-se, então, ao maior balcão de títulos publicados.

Manuseando o livro Como Chegar ao Topo, sua primeira impressão será a de que as ambições de sucesso seguem dando o tom do mundo. No próximo a ser folheado, Você É Feliz no Trabalho?, a ambição primeira parece buscar parceria com a felicidade, numa realização plena. Aí você olha o Viver sem Estresse – e talvez alguém tenha que lhe explicar o que é estresse, coisa de que ninguém falava há 30 anos. E você localiza na pilha Não Leve a Vida Tão a Sério, O Poder da Paciência, O Poder do Agora, Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas e Aprenda a Viver em Paz. Você questiona: estaria a humanidade atormentada com as seqüelas do consumismo e da busca do sucesso? Ou estaria fazendo da paz mais um item de consumo obrigatório?

Então seu olhar se detém sobre títulos que pregam o autoconhecimento: Aprendendo a Gostar de Si Mesmo, A Aventura de Viver Seus Sonhos e Faça as Escolhas Certas. Oh, isso é bom, é bom sinal de sintonia com a própria verdade. Mas, ao espiar outros títulos, você já acha que todo mundo quer mesmo é conhecer o outro para fins de dominação. Ou seja, o sucesso no amor é outra obrigação. Estão lá: Do que os Homens Gostam, Será que a Gente Combina?, Deixe os Homens a Seus Pés, O Segredo das Mulheres Inteligentes, Por que os Homens Amam as Mulheres Poderosas?, Desvendando os Segredos da Atração Sexual, Por que os Homens Mentem e as Mulheres Choram?
Você está em confusão. No quesito amor, o mundo ficou mais informado e mais ignorante! Você examina mais dois: Como Encontrar um Marido Depois dos 35 e Troco o Príncipe Encantado pelo Lobo Mau.

E você tem a certeza de que vai precisar de mais 30 anos no Nepal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário