Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mundo chato


Nivaldo Pereira
Crônica publicada no Pioneiro, 12/11/2010

O mundo já foi chato. Na antiguidade, muita gente acreditava que a terra era um disco boiando num imenso oceano ou no éter divino. Um mundo pequeno, demarcado por um fatal precipício para além das fronteiras conhecidas. Mesmo muito depois, entre os intrépidos navegadores que descobriram américas e brasis, talvez houvesse alguns, mais supersticiosos, que temessem acordar na queda sem fim do vazio do mundo. Idéias estreitas, mundo chato. E não é que o mundo segue chato?

A chatice só mudou de sentido. A despeito de todas as maravilhas do conhecimento contemporâneo, de a ciência desanuviar cada vez mais as brumas da ignorância e das crenças de fundo religioso, os mortais cismaram de ressignificar a noção do mundo chato. Ainda que saibamos – nós todos, mortais – de galáxias e de universos em expansão, ainda que convivamos com as comunicações ligando tudo e quebrando limites, estamos reforçando as defesas de nossos territórios. Não há salvação fora de nossos castelos e aldeias. Nosso ego, nossas crenças, nossas paredes: é isso aí.

E a cada estação de movimento, viramos ameaça. Algum líquido na bagagem de mão? Algum objeto pontiagudo ou cortante? Passe no raio-x, no detetor de metais, tire os anéis, tire os sapatos. Você pode ser o fim do mundo, você pode conter dentro de si a bomba. Melhor não sair, não viajar. Fique seguro em seu gueto, em seu mundo. Chatérrimo mundo.

Fronteiras se reafirmam, fronteiras se confundem. Certo e errado? Direita e esquerda? Honesto e corrupto? Não sei, não sei, depende. Não creio, não torço, não faço. Melhor votar no palhaço e pagar o preço da inconseqüente piada. Bandeiras em frangalhos, ideologias vazias, esperanças mortas. Caramba, eu sou um homem de fé, não posso aceitar tanto cinismo, tanto egoísmo. Quando sai o primeiro foguete para Júpiter?

Calma, cara, convém sossegar, tomar um calmante, uma pílula para dormir. É sinal dos tempos, chatos tempos, mas passa, porque tudo passa. Enquanto isso, ponha mais uma tranca na porta, feche as janelas e compre uma lente de aumento para melhor admirar o próprio umbigo. Siga o mundo. Chato mundo.

Um comentário:

  1. Sem querer ser chata,não existe um mundo sem regras,se não tudo vira uma desordem.
    Mas acredito que as pessoas deveriam aprender amar de novo, ser mais paciente.
    E viva a sociedade alternativa.
    BEIJOS MEU AMIGO NI.
    JÁ FALEI QUE TE AMO??

    ResponderExcluir