Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Voz do sol, voz da lua


Nivaldo Pereira
Crônica publicada no Pioneiro, 04/02/2011

Imagine Nana Caymmi em cima de um trio elétrico, gritando para o povo sair do chão. Agora imagine Ivete Sangalo, à meia luz, sussurrando no microfone um bolero de cortar pulsos. Ou uma pista de dança sacudindo com um remix de Meu Mundo Caiu, de Maysa. Não, leitor, isso não é um exercício de surrealismo. É absurdo mesmo. Seria como chamar a noite de dia, e vice-versa.

Se temos sol e lua, temos fluxo e refluxo, alegria e melancolia, arte efusiva e arte contemplativa. Cada voz com seu microfone, cada estado de alma com sua melodia. Não que um artista solar não possa cantar uma balada triste, nem que uma voz lunar não invista num sambinha para cima. O lance é que gostamos de catalogar as coisas, inclusive nossas emoções. Por isso, faz bem ir direto no Benjor, se o caso é de festa, ou na Maysa, se a fossa for um apelo inevitável. Coisas do humano. Som do sol, som da lua, alma completa em frente e verso.

Claro que ninguém é somente triste ou somente alegre. A vida é ziguezague entre escuridão e claridade. E saber viver todas as modulações é pura arte. Assim, convém curtir cada momento com a devida ambiência, cada sentimento com seu som. Vamos agora compilar uns discos imaginários de música brasileira, dedicados a repertórios solares e lunares. Ah, aqui só valem clássicos da MPB.

Som do sol, para a primavera e o verão: Chico Buarque cantando Vai Passar, Jorge Benjor com A Banda do Zé Pretinho, Tim Maia mandando ver com Sossego, Gonzaguinha em O que É, o que É?, Cazuza em Pro Dia Nascer Feliz, Gal Costa com Balancê, Elba Ramalho com Banho de Cheiro, Caetano cantando Odara, Gil cantando Palco e Vinicius e Toquinho com A Tonga da Mironga do Kabuletê.

Som da lua, para o outono e inverno: Elis cantando Atrás da Porta, Bethânia com Olhos nos Olhos, Nana com Último Desejo, Paulinho da Viola cantando Nervos de Aço, Clara Nunes em Sem Companhia, Marisa Monte com A Dança da Solidão, Milton Nascimento entoando Travessia, Cida Moreira em Tatuagem, Zé Ramalho em Chão de Giz e Roberto Carlos cantando Eu te Amo, te Amo, te Amo.

E mudam as estações, os humores e as canções.

Um comentário:

  1. Você nào esclareceu muito sobre as caracteristicas dos dois juntos na terceira casa, mas falou como ninguem da distância dos funcionamentos de um e outro.
    Acho que vou me acomodar em uma posição esquizofrenica! Talvez seja este mesmo o resultado, afinal cantar Ivete e Nana Caymmi ao mesmo tempo não caberia na linguagem de um neurotico mortal e comum...

    ResponderExcluir