Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Amor aquariano


Nivaldo Pereira
Crônica publicada no Pioneiro, 28/01/2011

Enquanto o Sol transita por Aquário, o aguadeiro símbolo deste signo me faz pensar no amor – ou melhor, na versatilidade e transgressão do amor. Aquário é signo do ar, e o cântaro do seu aguadeiro não verte água, mas idéias, pensamentos, sementes de atitudes transformadoras ou revolucionárias. O mito grego deste aguadeiro carrega uma curiosa história de atração amorosa incomum. Vamos a ele?

Consta que Zeus, deus supremo do Olimpo, um tanto entediado com as sucessivas conquistas ilegítimas de ninfas, deusas e humanas, certa feita sentiu-se atraído pelo belo corpo de um jovem pastor troiano chamado Ganimedes. Outro homem? Ora, e por que não? Deuses podem tudo. Para despistar o olho vivo de Hera, sua ciumenta esposa, Zeus tomou a forma de uma águia. Num rasante, a grande ave fisgou Ganimedes do chão e em pleno vôo saciou seu desejo. Uma transa tão cósmica quanto criativa!

Tanto Zeus gostou da experiência, que elegeu Ganimedes como seu garçom oficial, encarregado de servir aos deuses do Olimpo o néctar sagrado. E Ganimedes foi imortalizado numa constelação, com o cântaro de ouro em punho, derramando sobre os mortais o saber superior e as luzes do futuro. Tornou-se o divino aguadeiro.

A transa cósmica de Zeus e Ganimedes simboliza a criatividade e a subversão do amor aquariano. Um amor de mentes livres, mais focado numa cumplicidade de idéias e espíritos do que nos ditames do instinto procriador. Sexualidades nuançadas, casamentos pautados em afinidades de conceitos e interesses e não apenas nos preceitos religiosos, famílias inusitadas, relações virtuais e abertas: isso tudo já não tem tanta cara de futuro. O eixo da Terra já começa a apontar em direção ao signo de Aquário, numa nova era de mais de dois milênios. Diante de um superior conceito humano de amor e respeito, não devem importar tanto separações de raças, ideologias, nacionalidades, sexos ou classes sociais. O amor de Aquário quer ser águia e voar livre.

Como diz o aquariano Djavan, “por ser exato, o amor não cabe em si”. Em Aquário, o amor, pétala de estrela caindo, por ser amor, só quer invadir, e fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário