Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nada muda no zodíaco


Nivaldo Pereira
Texto publicado no jornal Pioneiro, 15/01/2011

Em que planeta o astrônomo Parke Kunkle andou hibernando por séculos? Ao propor a alteração das datas correspondentes aos 12 signos do zodíaco, a partir da inclusão da constelação de Ophiucus, o astrônomo só demonstra nada saber de astrologia. Já houve um tempo, há milênios, em que os signos zodiacais, gerados pela relação do Sol com a Terra, eram ilustrados por constelações no espaço distante, como um mero pano de fundo. No entanto, devido ao movimento do eixo da Terra, que se desloca um grau a cada 72 anos, faz muito que os cenários das distantes constelações não ilustram mais as mesmas regiões dos signos do zodíaco. Ou seja, o signo de Áries já não coincide com o lugar da constelação de Áries. Desde a antiguidade os astrólogos sabem desse fenômeno, chamado de precessão dos equinócios.

A astrologia praticada no Ocidente é batizada de tropical, porque define os signos (faixas invisíveis de energia) dividindo a órbita da Terra em torno do sol em 12 regiões iguais, a partir dos pontos de começo das estações – os equinócios e solstícios. Nada a ver com as constelações ao fundo, e tudo a ver com as estações. O atual calendário ocidental, gregoriano, ajustou, há séculos, o começo do zodíaco para em torno de 21 de março.

Existe outra corrente de astrologia, praticada na Índia, que é chamada de sideral por levar em consideração as antigas constelações. Mesmo essa corrente, contudo, faz os devidos ajustes da precessão dos equinócios. Assim, antes de querer redescobrir a pólvora, ou ter seus 15 minutos de fama, o astrônomo Parke Kunkle devia estudar as noções da astrologia ocidental. Ele ia descobrir que os mais destacados astrônomos da história, como Galileu, Newton, Kepler e Copérnico, também eram astrólogos.

Em resumo, leitor, se falarem em constelações, o assunto não diz respeito à astrologia ocidental e nada muda em seu signo.

Um comentário:

  1. Quando vi esse papo de mudança de signos e coisa e tal, logo pensei em ti. Ao que parece, então, eu realmente estava certa em não dar muita trela pra essa conversa... De qualquer modo, é sempre bom ter a opinião de um especialista, certo? Explicação muito bem entendida. Gracias, Nivaldo!

    ResponderExcluir