Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







sexta-feira, 4 de março de 2011

Porque hoje é Carnaval


Nivaldo Pereira
Crônica publicada no Pioneiro, 04/03/02011

Adélia Prado: “De vez em quando Deus me tira a poesia. / Olho pedra, vejo pedra mesmo.” Poeta Adélia mineira, e o que dizer de tanta gente que jamais recebeu o bafejo da poesia e passa a vida com o olho duro de pedra mesmo? Olho de pedra é olho de realidade, olho de serventia. Útil olho em nossa caminhada de conquistas. Olho de espaço, olho de tempo. Mas, ai, feito Cronos, esse olho também nos devora sem piedade. É olho de finalidade, de finitude, olho de morte. E para escapar da morte sempre certa, precisamos inventar, sonhar. É quando a poesia engolida, porque negada, surge regurgitada.

Mas poesia não enche barriga, diz o olho de pedra, olho de razão e de prioridades. Por que escrever poema, se há na porta um esgoto a céu aberto? Por que pintar um quadro, se há crianças sem teto? Por que cantar na praça, se no bairro falta médico? Por que Carnaval, se a rua é um lamaçal? Olho de pedra, olho de pedra, é que a gente não agüenta tanta lucidez. Neguemos ou não, há dentro da gente uma alma. E ela quer transcender, quer voar, quer vencer a morte com o sonho. A alma se alimenta de coisas sem serventia para o olho de pedra. Alma não vive sem a beleza do aparentemente inútil.

Manoel de Barros: “As coisas sem importância, são bens de poesia”. Mais: “Tudo aquilo que nos leva a coisa nenhuma / e que você não pode vender no mercado / como, por exemplo, o coração verde / dos pássaros, / serve para poesia.” Poeta Manoel pantaneiro, o tempo que eu gasto com tua poesia me deixa rico de mim, milionário de ser. Forte de inutilidades, tento deixar meu crítico olho de pedra no chão das coisas chãs. Loucura?

Que seria do Quixote, sem o delírio que o tornou louco e santo cavaleiro andante? Que seria de mim, sem o alegre conforto da leitura do Quixote? É por isso que, faminto de arte e leveza, sem negar meu sempre útil olho de pedra, quero pão e poesia, quero um sapato novo e um disco do Chico, quero saúde no corpo e saúde na alma. Quero uma cidade limpa e segura e também plena de encantamento e alegria.

E rezo: que os olhos concretos não vejam somente o concreto da cidade.

Um comentário:

  1. Sua crônica dicotômica e as faces da figura me fizeram lembrar-me de JANO. Deus da Mitologia romana envolto de circunstâncias paradoxais. A ele é atribuído o nome do mês de janeiro. Tido com porteiro celestial é representado por duas cabeças (existe uma escultura no Vaticano). Deus da indecisão, uma cabeça vê uma coisa a outra vê outra coisa; uma fala de alguma coisa a outra fala o contrário; uma vê o passado outra o futuro; uma vê o começo outra vê o fim.

    Com certeza uma vê olhos concretos e outra o concreto da cidade, é o deus das Portas. E porque não dizer, também do carnaval:)

    Espero que esteja bem Nivaldo,com suas novas mudanças.
    Beijão amigo!!
    Madá

    ResponderExcluir