Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







sábado, 16 de outubro de 2010

Insetos e homens segundo Kafka


O escritor tcheco Franz Kafka é tema da sexta edição do projeto Luz do Verbo, que a Do Arco da Velha Livraria e Café promove na próxima quarta-feira, 20 de outubro, às 20h, em Caxias do Sul. Com a apresentação do poeta Marco de Menezes e do jornalista Nivaldo Pereira, o encontro literário pretende discutir a importância de Kafka e de sua obra-prima, A Metamorfose, na literatura moderna ocidental. O ator Maquiam Silveira faz participação especial, com a leitura de um conto do autor. A entrada é franca.

Nascido em Praga, Kafka (1883-1924) viveu apenas 40 anos, mas legou ao mundo obras fundamentais em sua capacidade de focar temas da modernidade, como a alienação do sujeito num universo impessoal e burocrático, a falta de sentido e o desconforto existencial. Na novela A Metamorfose, a história do caixeiro-viajante que acorda transformado num inseto monstruoso virou uma fábula sobre assuntos relevantes do século XX, entre os quais a desumanização e a solidão.

A naturalidade realista com que Kafka descreve o inusitado, e mesmo o absurdo, tornou-se uma marca sua, influenciando diversos outros artistas em múltiplas áreas. O escritor colombiano Gabriel García Márquez sempre assumiu que a leitura de A Metamorfose foi decisiva em sua literatura vista como realismo fantástico. O adjetivo “kafkiano” passou a denominar qualquer clima de pesadelo e opressão. Irônico e lúcido, Kafka denunciou o mal-estar da civilização atual. Nas palavras dele, ‘um livro tem de ser o machado para o mar congelado dentro de nós”.

Adiantando: em clima bem mais ameno, a última edição do projeto Luz do Verbo, em 17 de novembro, vai homenagear Vinicius de Moraes, o poeta da paixão.

Projeto Luz do Verbo
Tema: Insetos e homens segundo Kafka
Dia 20 de outubro, quarta-feira, 20h
Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Os 18 do Forte, 1.690, fone 3028.1744)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário