Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ouvir e ler estrelas


Nivaldo Pereira
Crônica publicada no Pioneiro, 01/10/2010

Nesta sexta-feira, logo depois de o Sol libriano descer no poente, em conjunção com Saturno, e o audacioso Áries surgir no horizonte leste, nascerá oficialmente mais uma Feira do Livro em Caxias do Sul. A Lua, no minguante, estará em Câncer, na parte mais funda do céu. Isso indica um evento sóbrio e eficiente, focado no fundamental. Como eu vivo aprendendo, com Bilac e outros poetas, a ouvir estrelas, tentarei traduzir toques do mapa astral da Feira em sugestões de leituras.

Sol conjunto com Saturno aponta direto para os clássicos, aqueles livros que, de tão bons, jamais envelhecem. Como relacionamentos e justiça são temas librianos, aposte nos desatinos amorosos de Madame Bovary, de Flaubert, e no Crime e Castigo, de Dostoiévski. Na poesia, o velho e bom soneto sempre cai bem, seja de Camões ou Vinicius.

A Lua canceriana reforça o tom passadista da Feira, e acrescenta intimismo, evocando textos sobre história e fundas emoções. Quem ainda não o fez, eis a melhor hora para viajar ao passado gaúcho com Erico Verissimo em O Continente ou deixar-se deslindar na alma por Clarice Lispector em Laços de Família. E as biografias estão em alta.

Regente do ascendente Áries, Marte está conjunto com Vênus, em Escorpião. Uau!, isso é pura paixão, em intensidade e instinto. O que pode ser melhor que As Ligações Perigosas, de Choderlos de Laclos, Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, e Dom Casmurro, do Machado? Ok, a garotada pode preferir a saga vampiresca crepuscular e genéricos, e estará no mesmo clima de paixões infernais.

Júpiter e Urano, conjuntos em Peixes, opõem-se a Mercúrio, em Virgem. Penso em livros de cunho científico ou filosófico, sem precisar ser de auto-ajuda, e relatos de viagens. A oferta é vasta no gênero. Ah, A Poética, de Aristóteles, sempre é iluminador e útil para quem cria.

No tom econômico de Saturno, não deixe de garimpar os balaios de ofertas e de livros usados. Sábio é investir no saber, o bem que nunca acaba, diria o velho mestre Saturno, segurando a lanterna da inteligência. E ler é deixar essa luz revelar universos dentro e fora de nós.

Um comentário:

  1. Nivaldo, que coisa boa ver Erico Verissimo e Clarice Lispector juntos. Aliás, foram amigos em vida, e grandes figuras literárias. Mostraste bom gosto em todas as citações de obras.
    Que as pessoas leiam cada vez mais e curtam nossa Feira do Livro.
    abraços
    Rejane Romani Rech

    ResponderExcluir