Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







terça-feira, 17 de agosto de 2010

Viva Hesse!


O que a obra de Paulo Coelho e a literatura de auto-ajuda de hoje têm a ver com Hermann Hesse e o seu romance Sidarta, publicado em 1922? Buscar respostas a essa questão é uma das metas da quarta edição do projeto Luz do Verbo, que ocorre dia 18 de agosto, quarta-feira, às 20h, na Do Arco da Velha Livraria e Café. O encontro literário mensal apresentado pelo poeta Marco de Menezes e pelo jornalista Nivaldo Pereira contará com projeção de imagens e leituras dramáticas do ator Maquiam Silveira, além da luxuosa participação de Swami Sagara e grupo, tocando mantras indianos. A entrada é franca.
Como fica evidente, esta edição do Luz do Verbo vai examinar o filão literário de cunho espiritualista e psicanalítico, destacando o orientalismo, a partir da contribuição original do alemão Hermann Hesse (1877-1962). Filho de missionários protestantes, Hesse negou o caminho do sacerdócio esperado pelos pais, mas fez da busca do sentido da vida uma base de sua literatura. A filosofia de Nietzsche e a psicologia de Jung, ao lado de vivências na Índia, influenciaram o discurso de Hesse em obras clássicas como Demian (1919), Sidarta (1922) e O Lobo da Estepe (1927). Sidarta, particularmente, traz para a alta literatura a temática oriental, num caminho que vai ganhar força na contracultura dos beatniks dos anos 1950 e dos hippies dos 1960. Durante muito tempo, ler as obras de Hesse fazia parte da iniciação dos interessados em autoconhecimento.
Prêmio Nobel de Literatura em 1946, Hermann Hesse inovou na temática, estrutura e linguagem de suas obras, abrindo novas rotas na criação. Clarice Lispector, por exemplo, sempre assumiu a importância da leitura de O Lobo da Estepe em seu próprio universo literário. A partir dos anos 1980, a indústria cultural diluiu e vulgarizou o caminho legado por Hesse. Surgiram os livros com fórmulas rápidas de iluminação, sem nenhum valor artístico e sem densidade. Resgatar Hesse é buscar as perguntas sobre a vida, e não respostas prontas.

Projeto Luz do Verbo
Tema: Se Oriente (pela constelação de Hesse)
Dia: 18 de agosto, quarta-feira, 20h
Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Os 18 do Forte, 1.690, fone 3028.1744)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário