Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Conexões


Este é um post sobre posts, sobre conexões com ou sem sentido, aqui nesta terceira casa. Vejamos o caminho. Eu estava lá no Arco da Velha, a livraria, num papo sobre Hermann Hesse e Jung, com o Marco de Menezes, quando vi o livro Blues, de quadrinhos e desenhos do Robert Crumb. Naquele dia, o Crumb estava no Brasil, na Flip de Paraty. Bastou folhear um pouco, para eu precisar ter aquele livro em torno do blues. O Marco já tinha comprado um e me pôs pilha de "altamente recomendado". E eu nem precisava de incentivo...
Em casa, comecei a ler, e a primeira história chama-se Patton, sobre a vida e a música de Charley Patton, um mestre do começo do blues no delta do Mississipi.
Curioso: no post anterior a este, eu tinha falado do Mike Patton, outro americano, que foi vocalista do Faith No More, e de quem eu tinha virado fã depois da versão para I Started a Joke. Nesse mesmo dia, achei o novo disco de Mike Patton, chamado Mondo Cane, somente com canções antigas em italiano. O homem é um aquariano extremamente versátil, no gosto musical e nos timbres. Ele muda a voz com uma facilidade incrível, e é sempre ótimo. Quem o viu de roqueiro no Faith No More não acredita que é o mesmo cara, agora com pinta de crooner de orquestra de outros tempos. Depois de morar um tempo na Itália, ele pirou com as canções dos anos 1950 e 1960, e quis cantar igual.

Neste disco novo de Mike Patton, há as canções Il Cielo In Una Stanza (confira Patton cantando no vídeo), que foi do repertório da italiana Mina, tema de um post lá atrás, e Senza Fine, que era da trilha da minissérie Anos Rebeldes, tema de outro post lá atrás.
Voltando ao velho Patton, o bluesman do livro do Crumb, ali aparece citada a lenda do pacto com o diabo na encruzilhada, que também é um tema de Grande Sertão: Veredas, em post lá atrás.
Haverá alguma linha em todas essas ligações? Coisa de Jung? Sincronicidade? Arte do cão? Ou meras conexões da terceira casa de um geminiano?

Um comentário:

  1. Mike Patton= rock,metal,música clássica,pop e a lista continua...um artista versátil.
    E essa música é linda!!.
    Amo o sorriso desse homem.
    Bela escolha Nivaldo!

    Beijos!
    Madá

    ResponderExcluir