Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A tecla de avanço


Nivaldo Pereira
Crônica publicada no Pioneiro, 13/08/2010

Gravador de fitas cassetes. Quem ainda se lembra disso? A tecla eject abria a tampa, punha-se dentro uma fita. Daí, tocava-se a fita no play, avançava-se no FF ou retrocedia-se no REW. Havia expressões de falas tiradas desse ritual corriqueiro. Conversa mole? Ih, vamos avançar a fita! Mal-entendidos e discussões? Volta a fita, volta a fita! Não faz muito tempo, eu ainda usava gravador de fitas. E já parece uma eternidade, nesses tempos em que a tecla FF da vida turbinou-se. Fico aqui matutando nisso. E se a tecla FF assumisse a forma do espírito do futuro, como no livro Um Conto de Natal, de Charles Dickens? E se esse Senhor FF nos levasse em visões para daqui a dois anos, dez, 30 anos?
Daqui a dois anos, quem se lembraria das pequenas aflições de agora? E daqui a cinco anos? O problemão que tira o sono terá sido reduzido a nada. As picuinhas do trabalho terão virado uma névoa sem vestígio. Pessoas hoje importantes poderão ter sumido do mapa, reduzidas a traços vagos de fisionomia. Depois de tantas ondas no mar da vida, mesmo os terrores mais cruéis terão se diluído, quiçá perdido a importância. Até a tecla FF chegar ao limite da fita, fim da linha do destino, e aí, quase nada terá qualquer valor. A não ser...
O que queremos todos do futuro? Ser felizes, não é? Isso é regra desde os velhos contos de fadas: que no tempo do “para sempre”, sejamos felizes. Só que já aprendemos que esse tempo não surge assim, feito mágica. É preciso ser construído, um pouco por dia, toda hora. Por isso, devemos ter cuidado com o que gravamos na fita dos nossos momentos. Tudo o que atravanca a felicidade deve ser reduzido, até perder força pela própria falta de atenção. Como saber o que focar? Cada um deve procurar seu jeito. Mas um bom truque seria evocar o Senhor FF em placas com a pergunta: daqui a dez anos, o que você quer guardar disso? Em se tratando de miudezas que atormentam, ninguém vai querer guardar nada.
O Senhor FF ainda me lembra que, em toda fita, sons barulhentos podem receber outra gravação por cima – com perdão, esquecimento, desapego. Stop. Vamos descomplicar?

Um comentário:

  1. Olá. Como vai? Visitinha de última hora. Veja estou desabilitando o blog (kallvidamia) por enquanto, achei mais prático a página web no recanto das letras. Quando o tempo e as ganas aparecerem me faça uma visitinha.
    Minha nova casa:
    www.allancal.recantodasletras.com.br
    Um abraço desde a terra do sol e do acarajé.
    Allan Cal.

    ResponderExcluir