Terceira Casa?

No mapa astral, a Terceira Casa é o setor das comunicações e expressões,
textos, falas e pensamentos. Sobre o quê? Sobre si mesmo, sobre o mundo ao
redor, sobre tudo. É isso aqui.







sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vampiração


Nivaldo Pereira
Crônica publicada no Pioneiro, 27/08/2010

A vampirada está pirada. Qual o sentido de atravessar milênios de sombras e névoas, entre lúgubres esquifes e tumbas gélidas, fugindo do sol e das cruzes, se de repente ser vampiro virou moda? Cadê o estado de exceção, a condição de proscrito, o peso da maldição? Que graça tem ser hype e freqüentar o sonho de sedução das grifosas meninotas? Se a antiga vítima agora quer virar predador, qual o futuro da raça? A situação é deveras preocupante.

Não faz muito, o mal era mal mesmo, o mundo se dividia em luzes e trevas e até havia comunistas e capitalistas. Agora, tudo é crepúsculo, lusco-fusco, penumbra difusa, identidade confusa. Tudo agora é relativo, tudo pode ser. Ética, moral e bem são conceitos negociáveis e adaptáveis a situações. E como cultuar o diabo ainda pode ofender muita gente, nesses diabólicos tempos do politicamente correto, a galera foi buscar no secretário do demo, o vampiro, seu totem moderno.

Conde Drácula está trincando os caninos de raiva. Nosferatu promete lançar mil novas pragas e vírus nessa cambada sem noção. Pensam que é somente esse lero-lero de vida eterna, pele branquinha e velocidade da luz? Vão se catar! Querer fazer da minoria mais secreta e maldita uma tendência é sacanagem! Ainda mais inventando essa besteira de sangue sintético e dieta vegetariana para vampiro... E mais ainda com uma gentinha louvando a temática vampiresca por ter atraído os adolescentes ao mundo da leitura. Vampiros do bem! Tem cabimento?

Ai, que saudade da Idade Média, do inferno, purgatório e céu de Dante! Que falta faz a moral inflexível da Inglaterra vitoriana! Fosse isso naqueles tempos, os emos iam gemer no tronco do juremá. Agora, na onda do liberou geral e do pode tudo, o mal perdeu a maldade, ficou chique, virou fetiche. Já se corre o risco de se perguntar a uma criança o que ela quer ser quando crescer e a resposta ser uma só: vampiro!

Corre nas bocas miúdas e com caninos que a vampirada da velha guarda vai descer o laço num tal de Edward. Nunca a classe esteve tão em baixa, tão vulgarizada. Pois saibam todos que respeito é bom, e vampiro também gosta.

6 comentários:

  1. Excelente o texto, Nivaldo! E estamos em sintonia vampírica: publiquei crônica sobre o mesmo tema no jornal em Farroupilha semana passada. Confere lá no meu blog!
    Abrs

    ResponderExcluir
  2. Muuuuuuito bom, Nivaldo" Muito bom mesmo!

    Essa modinha vampiresca é ridícula, sério mesmo. Vampiros bonitinhos, fofinhos e do bem. Mas que besteira, que idiotice! Não consigo ver graça nisso. E, aliás, não sei como os jovens gostam disso. E até "senhoras" adoram essa onda, suspiram por esses vampirinhos.
    Danou-se tudo, Nivaldo! O mundo está louco, loucão, e somos os únicos lúcidos por aqui, hahahaha.
    Ok, nós e uma parcela ainda pensante da população.

    Um abraço!
    Saudade de te ler.

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui vampiormaniaca, mas Crepúsculo realmente acabou com os vampiros! Li os quatro livros (tempo perdido, eu sei) e é lamentável parar e pensar que há realmente quem consiga achar a série "incrível"!
    Primeira coisa que fiz hoje foi abrir o Pioneiro e ler tua coluna, apesar de ser suspeita por sempre adorar o que tu escreve, devo dizer que a de hoje foi especial de tão boa!

    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Erica e Ana, minhas musas inspiradoras da criação deste blog, sempre é um luxo saber que vocês passaram por aqui. Eu já fui mais fã dos vampiros, adorava o Drácula e o Lestat da Anne Rice, mas nos últimos tempos, com a banalização do tema, fui perdendo o pique. Acho que depois dessa exposição à luz do sol e das vitrines, eles vão voltar pra tumba por um bom tempo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aqui é a irmã chata da Ana, heheheh
    Pois é, quando li tua coluna, quase chorei de emoção ao ver uma opinião não-veneradora - e PUBLICADA! NEM ACREDITO - dessa babaquice modista.
    Sempre adorei o vampirismo, tanto mitológico quanto literário, e me dói a alma vê-los banalizados. Ultimamente dá vergonha dizer que gosto da mitologia vampiresca, porque o que ocorre às cabeças vãs é exatamente 'aquilo' - que, nas palavras do meu pai, é tudo menos vampiro!
    Pois é, eu, que já te admirava muito, agora te admiro mais ainda, por saber que compartilhamos dessa opinião!
    Um abraço,
    Elisa.

    ResponderExcluir